Por que eu tenho a língua branca ?

Por que eu tenho a língua branca ?
Você sabia que a língua é um dos músculos mais fortes do corpo? Na verdade, é o lugar mais sensível para o nosso senso de toque, e isso nos permite falar, provar comida e engolir. Além disso, de acordo com os princípios da medicina tradicional chinesa, a língua desempenha um papel importante na determinação e tratamento de condições de saúde. Por essa razão, a língua branca pode ser vista como um sinal de um possível problema de saúde, como Halitose, hipossalivação e

falta de higiene bucal.

Uma língua saudável é rosa e coberta de papilas, pequenos nódulos que estão na superfície da língua e têm uma textura áspera. Quando a sua língua parece branca, isso significa que resíduos de alimentos, bactérias e células mortas foram alojados entre papilas e isso pode gerar halitose (mau hálito). Normalmente é temporária, mas também pode ser uma indicação de uma infecção ou desequilíbrio do organismo.

A língua branca pode ser causada por

  • Desidratação
  • Má higiene bucal
  • Doença ou infecção
  • Boca seca
  • Febre
  •  Reação a certos medicamentos, incluindo antibióticos ou esteróides
  • Infecção por ferida de candida
  • Fumar ou usar tabaco
  • Uso de álcool

A causa mais comum da língua branca é a desidratação ou a boca seca, que é um terreno fértil para bactérias. Geralmente nesses casos, após 3 meses de baixa ingestão de água é que a halitose aparece. Se você não escova sua língua (uma vez ao dia) e os dentes pelo menos duas vezes ao dia, você aumenta o risco de ter a língua branca e nesses casos o mau hálito.

A língua branca pode ser causada também por um crescimento excessivo de candida (um fungo). Quando se acumula, pode se espalhar pelo céu da boca, gengivas, língua e amígdalas. Além da língua branca, outros sintomas incluem fadiga crônica, infecções fúngicas na pele e unhas.

Às vezes, a língua branca que não pode ser raspada e não desaparece após o uso de tratamentos antifúngicos é o resultado de uma condição mais séria.

Uma língua branca e dor de garganta podem ser causados por infecção por estreptococos.

A língua branca também pode ser devido a infecções bacterianas, como sífilis ou doença periodontal (gerando mau hálito). Pode ser também devido a uma doença autoimune crônica chamada líquen plano oral. Estas condições requerem atenção médica ou odontológica.

Ao considerar as opiniões da medicina chinesa, a língua revela muito sobre a digestão e a saúde geral de uma pessoa. Uma placa branca e  grossa no dorso da língua pode ser um sinal de um sistema digestivo sobrecarregado. Isso pode ser causado por um desequilíbrio de bactérias boas no intestino, deficiências nutricionais e estresse.

É importante ressaltar que na maioria dos casos todas essas questões não são graves e assim que diagnosticadas podem ser tratadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *