Calibração

Pouquíssimos profissionais que utilizam o Oral Chroma realizam a sua calibração em razão do altíssimo custo desse procedimento. Porém isso é de extrema importância para garantir a fidedignidade de nossos resultados.

Após o uso do OralChroma por alguns anos, nós observamos uma diminuição de sua sensibilidade – em torno de 10 a 20% por ano.

Diante disso, é recomendado pelo fabricante a calibração do aparelho pelo menos uma vez ao ano para garantir a confiabilidade de seus resultados.

  • Nossos aparelhos são constantemente calibrados segundo amostra conhecida rastreável a massas padrões conforme certificado de calibração da RBC-INMETRO n M-32433/10.

003Figura 1. Cilindro com amostras de concentração conhecida dos compostos sulfurados voláteis usado por nós para calibração.

Também observamos ao longo dos anos e através de nossos trabalhos que o hardware do OralChroma atende todas as necessidades que o fazem ser o aparelho de escolha para diagnóstico correto e preciso da halitose. Porém, as vezes, as concentrações fornecidas por ele em números são diferentes das concentrações fornecidas através da leitura no gráfico (cromatograma) (Tangerman and Winkel, 2008). Assim, se o aparelho não estiver calibrado há perigo de fornecimento de diagnóstico não preciso ao paciente.

O Halicenter oferece esse serviço de calibração, com certificação, a todos os profissionais que trabalham com o OralChroma em clínicas médicas, universidades, centros de pesquisa e consultórios odontológicos no Brasil.

A nossa última calibração foi em janeiro de 2016 em parceria com a Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp, área de Fisiologia Oral de acordo com o certificado abaixo fornecido pela White Martins.