O tratamento de mau hálito é proposto de acordo com a causa:
Doenças gengivais: dependendo da extensão da inflamação da gengival (se é superficial ou se já atingiu a região óssea que sustenta os dentes) o tratamento pode ser feito em até 3 sessões que incluem procedimentos feitos pelo profissional com o objetivo de remover bactérias, cálculos subgengivais e polir raízes e dentes.
Crescimento exagerado bacteriano em dentes, gengivas e dorso posterior lingual: normalmente esse tratamento é realizado em 2 sessões e depois o paciente já consegue manter essa nova adequação em casa.
Diminuição severa de salivação: se a glândula salivar responder bem a tratamentos com medicação o tratamento poderá ser realizado em casa, sendo necessária 1 ou no máximo 2 sessões para estabelecer as doses adequadas. Caso contrário temos aparelhos de laser e tens para estimulação salivar e nesse caso podem ser necessárias 2 sessões por semana, por 4 semanas.
A alterações sistêmicas (infecção hepática, renal ou intestinal) amígdala criptada e caseosa: somente consulta e exames para posterior indicação da especialidade médica (casos bem mais raros).
Em alguns casos o paciente apresenta mais de uma causa associada e dessa forma utilizamos mais de uma técnica durante o tratamento.