Sinais e sintomas de Periodontite
A gengiva saudável contorna o dente, é rosa e firme. Mas os sinais e sintomas de inflamação são:
O tratamento indicado para a redução da inflamação consiste de até 4 etapas de raspagem de todo o tártaro, polimento e alisamento das raízes. Podemos aliar ou não o uso de medicamentos nessa fase e essa indicação depende da resposta do paciente a primeira etapa.
A Periodontite já é um estágio avançado da infecção gengival e que pode causar complicações mais sérias a dentes e boca conforme dito antes. É uma doença silenciosa e pode ocorrer sem dor. Se o paciente for fumante além de não existir dor também não haverá sangramento. Conforme o estágio da doença avança maior é a perda óssea, levando a perda do dente.
A fim de evitar chegar nesse estágio, a Dra Carol, que é Periodontista aconselha visitas e limpezas regulares a cada 6 meses. Esse prazo pode ser maior ou menor, e depende da condição de cada um. As limpezas profissinais removem tártaro e cálculos em estágio inicial, pequenos, que começam a se formar abaixo da linha da gengiva. Essa remoção é indolor e normalmente não necessita de anestesia.
Cigarro, tabaco mastigável, flutuações hormonais principalmente em mulheres, estresse diabetes, respiração bucal e dietas pobres em nutrientes são fatores que podem contribuir para o agravamento da inflamação gengival. Algumas medicações também podem causar um aumento fibroso da gengiva o que dificulta uma escovação adequada.
Vale lembrar que essa limpeza profissional é seguida de polimento dental, que também remove pigmentos e manchas superficiais mantendo os dentes branquinhos.
Copyright © 2023 – Todos os direitos reservados.