O tratamento da boca seca normalmente não utiliza a saliva artificial, e sim técnicas para estimular a própria salivação do paciente.
Medicação: há medicamentos disponíveis no mercado para aumento de saliva. O paciente será conduzido a utilizar a medicação, normalmente 3 vezes ao dia com aumento gradativo das doses e de acordo com o que ele sente de aumento de fluxo salivar ao longo dos dias de tratamento. É necessário explicar que alguns pacientes podem sentir efeitos colaterais, apesar de não ser tão frequente.
Tens: a estimulação eletrotranscutânea, também conhecida como Tens visa o reestabelecimento das funções salivares. Ela pode ser utilizada quando o paciente apresenta contra indicações as medicações tradicionais ou mesmo para complementar o tratamento já realizado com medicação. Normalmente são realizadas 8 sessões de 30 minutos cada nas glandulas salivares maiores. O Tens produz corrente elétrica de baixa intensidade que estimula terminações nervosas. Um possível mecanismo de ação do tens é sobre as glândulas salivares é o aumento da irrigação sanguínea e a estimulação do nervo aurículo-temporal que age no reflexo secreto-motor, principalmente da parótida. O resultado do aumento do fluxo salivar estimulado é sempre preferencial a aplicação de saliva artificial.
Laserterapia: o uso de laser de baixa frequência também é um aliado no combate a boca seca. É uma boa alternativa para o paciente que possui contra indicações aos medicamentos.
Dependendo das necessidades do paciente podemos aliar as três técnicas.
Copyright © 2023 – Todos os direitos reservados.